top of page

O Que é Exportação Temporária e Quando Usar?

  • Foto do escritor: Sara Camarinho
    Sara Camarinho
  • 29 de set.
  • 3 min de leitura

Os benefícios da Exportação temporária para empresas da área da saúde.


A Exportação Temporária no Brasil é um regime aduaneiro especial que permite a saída de bens do território nacional com suspensão total ou parcial do pagamento de impostos. A condição é que esses bens retornem ao Brasil em um prazo determinado, no mesmo estado em que saíram (ou com pequenas alterações que não descaracterizem o bem).


  • Feiras e Eventos Internacionais:

    Participar de eventos internacionais é de suma importância na internacionalização das marcas. Principalmente na área médica, quando as industrias iniciam abertura de um novo mercado, o processo pode ser demorado devido ao tempo da regulamentação sanitária. Durante esse tempo de espera do material ser regulado, as empresas não devem perder a oportunidade de iniciar o trabalho de mercado, e uma das melhores forma de fazer o mercado conhecer o seu produto é expondo nas feiras, demonstrando in loco para prospectes e outros.

    A Exportação temporária permite que as empresas realize esse trabalho in loco mesmo que os registros ainda não estejam aprovados, pois o princípio da exportação temporária é justamente que o produto não é um material de venda e sim apenas para demonstração e mesmo deve voltar em tempo determinado e nas mesmas condições.

    Além disso, como o produto irá retornar ao Brasil, com esse regime nos permite isenção dos impostos.


  • Assistência Técnica no Exterior: No caso de vendas de equipamentos que possuem garantia, podem exigir reparos, onde o fabricante (exportador), poderá se beneficiar deste regime para garantir o reparo adequado do material.

    Mesmo que fora da garantia o fabricante pode oferecer serviços de assistência técnica para este equipamento por exemplo, onde o cliente enviará por sua conta o material para ser assistido no Brasil e poderá realizar normalmente o pagamento de um serviço internacional de reparação.

    Ainda nesta linha de raciocínio, isso significa que é possível exportar serviço?

    Isso mesmo, por exemplo, você tem um produto alto valor agregado e muito exótico que precisa de um reparo mas não encontrou esse serviço no Brasil, mas encontrou uma empresa especializada neste serviço dos Estados Unidos. A Exportação temporária também pode ser usada neste caso sem nenhum problema, mesmo que o prestador de serviço não seja o fabricante.



  • Testes e Demonstrações:  Testes de conformidade, validações de desempenho ou até ensaios em parceria com instituições estrangeiras e outras situações similares em que a Exportações temporária poderá amparar. 


    Validação de Desempenho em Ambientes Específicos:

    Situação: Seu produto precisa ser testado em condições ambientais ou climáticas que não são replicáveis ou ideais no Brasil.

    Exemplo: Uma empresa brasileira desenvolveu um novo tipo de painel solar mais eficiente e precisa testá-lo em um deserto com alta irradiação solar no Arizona (EUA) ou em condições de frio extremo na Noruega para validar sua durabilidade e desempenho sob essas condições.


    Testes de Conformidade e Certificação Internacional:

    Situação: Para que seu produto seja vendido em um determinado mercado (Europa, EUA), ele precisa passar por testes rigorosos em laboratórios credenciados ou agências de certificação estrangeiras que não possuem equivalência no Brasil.

    Exemplo: Um fabricante de equipamentos médicos precisa enviar um novo dispositivo para um laboratório na Alemanha para obter a certificação CE Mark, essencial para sua comercialização na União Europeia. Ou um produto eletrônico precisa de testes de compatibilidade eletromagnética (EMC) em um centro especializado nos EUA.


Conclusão


A Exportação Temporária é uma ferramenta poderosa para empresas que buscam expandir sua presença internacional, seja para promoção, manutenção ou prestação de serviços. Entender como usar a exportação temporária é fundamental para garantir a eficiência e a competitividade do seu negócio no cenário global.


Não deixe que a burocracia ou o desconhecimento impeçam sua empresa de aproveitar as oportunidades lá fora. Com o planejamento correto e o apoio de especialistas, a exportação temporária pode abrir portas valiosas para o crescimento do seu negócio.


A Comexplore é a sua parceira, conte com a nossa consultoria para te auxiliar em seus processos de exportação.

 
 
 

Comentários


bottom of page